Este ano, a escolha do local para a visita de estudo de dois dias com os meus alunos recaiu sobre a Quinta dos Ganados. Situada na aldeia dos Ganados, entre Tomar e a Barragem de Castelo de Bode, esta propriedade, com cerca de 50 hectares de pastagem e floresta, desfruta de uma localização privilegiada no alto de uma colina e tem uma longa tradição agrícola e pecuária. Desde 2009 que os proprietários, em parceria com a empresa Ritmos Fortes, possibilita a realização de campos de férias e programas escolares e atividades para crianças e jovens. As instalações estão adaptadas a este tipo de eventos e possuem camaratas, casas de banho, refeitório, sala dos professores, enfermaria, sala de jogos, piscina que, em dias de chuva, tem uma cobertura e campo de jogos. As atividades incluem tiro com arco, pedal kart, slide, arvorismo, canoagem, paintball, coreografias em grupo, caça ao tesouro noturna, karaoke, discoteca, entre outras, todas acompanhadas por monitores.

Pontos fortes: o meio onde a quinta se insere, a alimentação, a piscina que pode ser coberta em dias de chuva e a cumplicidade dos monitores para com os alunos.

Pontos fracos: as casas de banho para os banhos ser fora do edifício das camaratas e a falta de uma atividade original e diferenciadora de outros parques-aventura.