A evolução das telecomunicações e o estudo da luz e do som nas diferentes perspetivas foram o mote para a visita de estudo, que realizei com os meus alunos do 8.° ano, ao Museu dos Transportes e Comunicações. A visita iniciou-se com a exposição Comunicar, onde os alunos puderam observar a evolução de alguns meios de comunicação, como o telégrafo, o telefone, o telemóvel, o rádio, a televisão e o computador. 







O melhor ainda estava para vir! Os alunos participaram nas oficinas Falando na Rádio e Dentro da Televisão. Por grupos, elaboraram o alinhamento de um programa de rádio e de um programa de televisão, explorando os diferentes estúdios e assumindo diferentes papéis como o de apresentador, locutor, operador de câmara, assistente de som e imagem na régie, entre outros. 






Todos estavam envolvidos, empolgados, divertidos. Foi vê-los rir, conviver, sair da rotina que há muito é uma rotina! Foi ver-me divertir com o entusiasmo deles, espevitados e criativos. A equipa pedagógica que nos acompanhou contribuiu e muito para que fosse uma visita memorável. Sem dúvida, uma visita de estudo que faz a diferença pelo envolvimento que proporciona.

A não perder:

HORÁRIOS

Terça a sexta
10h-13h (entrada até às 12h)
14h-18h (entrada até às 17h)

Sábados, Domingos e Feriados
15h-19h (entrada até às 18h)


CONTACTOS

Museu dos Transportes e Comunicações
Rua Nova da Alfândega, Edifício da Alfândega
4050 – 430 Porto, Portugal

Telf: + (351) 223403000 / 223403058
Fax: + (351) 223403098

museu@amtc.pt