Numa saída para jantar no sul do país tivemos a oportunidade de provar uma das iguarias que há muito falávamos, o arroz de Lingueirão. Claro que o poderíamos ter feito lá pela nossa terra, porém, juntando o útil ao agradável, rapidamente encontrámos um local onde o peixe é entregue a quem sabe e faz da cozinha regional portuguesa uma perdição seja para quem for. Havia duas possibilidades de restaurantes bem cotados no TripAdvisor. Acabámos por optar pelo menos apelativo e acho que ficámos agradavelmente surpreendidos. O restaurante O Primo dos Caracóis, ou mais conhecido pelos locais por O Primo, é um restaurante literalmente de beira de estrada. Localiza-se na estrada nacional 125, entre Olhão e a Fuzeta, e a especialidade são os caracóis. No entanto, é muito procurado pelo arroz de Lingueirão, pelas ostras, pelos chocos com tinta, pelas amêijoas à bulhão pato, pelo arroz de amêijoa, enfim, por uma infindável lista de pratos de peixe que justificam as visitas necessárias às respetivas provas. 

Apesar de não ser turístico, tem muita procura, pelo que convém fazer reserva (se conseguires!). O atendimento é cordial e o preço, uma vez que fomos em plena época alta, é adequado. Quanto ao dito arroz, vale mesmo a pena provar! Muito bem servido e saboroso.

Se estiveres por perto não te esqueças, O Primo dos Caracóis, EN 125, Km 25. Para reservas, telefone 289 702 662. Bom apetite!